Dr. Drauzio Varella explica tudo sobre a saúde sexual do homem

saúde sexual

O sexo masculino é reconhecidamente desleixado com a sua própria saúde. Mas tem dois assuntos que aterroriza os homens: impotência e ejaculação precoce.

Quando se fala em impotência masculina vários problemas que envolvem a sexualidade pode estar envolvidos como a falta de libido, não consegui chegar ao orgasmo e muitos outros. O nome mais correto para se referir a dificuldade de ter uma ereção é disfunção erétil.

Para haver disfunção erétil de fato é preciso que essa seja uma condição permanente, falhar uma vez ou outra pode acontecer com qualquer cidadão e não coloca ninguém na categoria dos 10 milhões de brasileiros que sofrem de disfunção erétil.

Tipos de Disfunção Erétil

Em 30% dos casos a disfunção sexual tem origem orgânica, nos outros 70% a causa é emocional, seja ela relacionado ao:

  • próprio ato sexual;
  • medo de não satisfazer a parceira;
  • por questões do cotidiano como dificuldades financeiras ou tensões familiares.

Nesses casos o melhor é procurar um terapeuta. Entre as causas orgânicas a investigação tem que ser minuciosa em caso de problema hormonal. A reposição de testosterona deverá ser avaliada com muita cautela porque esse procedimento aumenta o risco do aparecimento do câncer de próstata.

Se o problema for vascular pode ser até necessária uma intervenção cirúrgica para desobstruir artérias que possam estar dificultando a chegada do sangue.

Homens com sobrepeso e diabetes formam um grupo que pode sofrer de disfunção erétil. Já que a doença mal controlada provoca danos aos nervos e entre eles podem estar envolvidos aqueles que atuam na ereção.

Assim como a disfunção erétil, a maior parte dos casos de ejaculação precoce tem fundo emocional. Entretanto, na ejaculação precoce a maioria esmagadora é 99% das vezes, a causa é a ansiedade. O homem produz níveis elevados de trina logo no início do ato sexual quem não consegue evitar o orgasmo.

Embora muita gente ache que ejaculação precoce significa atingir o orgasmo muito rapidamente, essa não é a definição correta. Muita gente já teve uma relação sexual rápida e satisfatória e às vezes nem a mulher que reclama. Porque há mulheres que também atinge o orgasmo rapidamente embora essa não seja uma regra.

O problema se estabelece quando o homem tem a sensação de que não conseguiu satisfazer a parceira. Antigamente acreditava-se que a sensibilidade podia ter algum papel nesse problema alguns jovens achavam que usar preservativo ajudava e até faziam cirurgias que concordavam determinados nervos na região genital.

Hoje nós sabemos que esses são tratamentos sem efeito, podem trazer prejuízo. Alguns homens dizem que quando usam medicamentos com uma sildenafila (viagra) e a tadalafila (cialis) que facilitam a ereção, demoram mais para ejacular.

Mas provavelmente esse efeito tem menos relação com o medicamento em si e mais com a segurança que a ereção garante para o homem.

Portanto a melhor forma de lidar com a ejaculação precoce é o acompanhamento psicoterápico e uma relação franca com a parceira.

No final das contas, tratamentos para disfunção erétil e ejaculação precoce existem muitos, o grande problema é admitir o que está acontecendo depois de perceber alguma dificuldade.

Os homens demoram meses e às vezes anos para superar a vergonha e procurar ajuda. E geralmente só o fazem porque o relacionamento fica ameaçado.

Não cai nessa besteira a saúde sexual é parte essencial da vida do ser humano não perca esse prazer por causa de um orgulho que não faz sentido nenhum.

Summary
Dr. Drauzio Varella explica tudo sobre a saúde sexual do homem
Title
Dr. Drauzio Varella explica tudo sobre a saúde sexual do homem
Description

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 15 milhões de brasileiros sofrem com impotência sexual. Muitas dúvidas sobre esse assunto? Assista ao vídeo e compartilhe.

5 (100%) 5 votes
  • Abril 20, 2018
  • Blog